Blog

Ciência e Tantra Yoga

Por: A. K. SINGHA
Tradução: Iva Gicovate

YOGA AWARENESS

fevereiro 1980

A ciência ocupou a posição muito prestigiada no século vinte. Fez maravilha ao analisar os fenômenos da Natureza, e em dissipar a ignorância humana. Mesmo assim, quando os cientistas sondaram a fundo a estrutura dos fenômenos, se depararam com vários problemas enigmáticos, e a Natureza ainda parece ser um mistério para eles.

Nos anos atuais os cientistas chegaram a perceber que o método cientifico tem suas limitações básicas. Tinham que ficar satisfeitos com uma verdade meramente pragmática e experimental porque todas as teorias cientificas não são  confiáveis. Kuhn corretamente observou que ‘revoluções’ recorrentes podem  acontecer no domínio da ciência porque nenhuma armação teórica da ciência pode explicar adequadamente todos os aspectos dos fenômenos que ela estuda. Ao seu ver, a investigação cientifica não pode ser vista como “um empreendimento cumulativo”. Popper sustem que a teoria cientifica que não pode explicar adequadamente um fenômeno pode ser derrubada e uma nova teoria pode ser sugerida, que explique o mesmo fenômeno mais adequadamente. É evidente, assim, que o conhecimento cientifico pode reivindicar, certamente, dentro de um campo muito limitado.

Ainda assim, muito curiosamente, a maioria dos intelectuais em todo o mundo acredita que a verdade objetiva pode ser conhecida somente pelo método cientifico. Parecem estar afetados por uma espécie de hipnose de massa.

Ainda é mais estranho que físicos pareçam dominar todo o mundo intelectual. Eles assumiram que a energia material é a fundação de todo o universo. Einstein tentou explicar toda a realidade física partindo do ponto da teoria do campo unificado, de acordo com o qual tudo no universo é uma manifestação do campo  magnético.Heinsenberg fez uma tentativa similar para explicar que tudo na realidade física parte da energia material. Contudo, tanto Einstein como Heisenberg admitiram que a teoria do campo unificado estavaerrada. Heisenberg observou que vários fenômenos de partículas elementares ainda não tinham sido entendidos apropriadamente dentro da estrutura da teoria do campo unificado.

Os cientistas da vida (biólogos) parecem não estarem cientes dos últimos desenvolvimentos na área da física, e assumem que a energia material é a base de todos os fenômenos viventes, e que todo processo orgânico pode ser explicado pelas leis da física e da química.

Pode ser ressaltado aqui que a maioria dos biólogos aceitam este principio de redução na base de dogma ao invés de justificativa racional. Alguns biólogos tentam explicar o comportamento dos organismos vivos como modelo de uma maquina. Kalmus comenta que a tentativa dos biólogos em explicar processos orgânicos não quantitativos de um organismo vivo em termos quantitativos é uma espécie de engenharia falsa.

Alguns psicólogos modernos tentaram explicar o comportamento humano sob o modelo de um computador. Skinner rejeitou o conceito da mente pela psicologia, e comparou a personalidade humana a um papa níquel. Ele tentou reduzir a psicologia a uma engenharia cultural, o objetivo da qual é controlar completamente o comportamento humano através de condicionamento.

O comentário que foi feito anteriormente, que a maioria dos intelectuais em todo o mundo estão trabalhando sob o encantamento dos cientistas físicos, parece ser amplamente justificado à luz de ilustrações que foram dadas acima. Pode ser enfatizado, entretanto, que a maioria dos intelectuais ainda não são capazes de ter uma compreensão clara sobre o alicerce da Natureza.

I. OS CONCEITOS BÁSICOS DOS TANTRA AGAMAS

De acordo com os Tantra Ágamas, a consciência pura é a realidade final. É metaforicamente chamada de “Shiva”, o auspicioso Deus supremo. É inseparável e associada à pura energia. Pura energia é metaforicamente chamada de “Shakti”, a Deusa suprema que energiza misteriosamente. A pura consciência impõe limitações a si mesma, e se miniatura nos indivíduos finitos por esporte. A pura energia distribui seu misterioso encanto em volta das naturezas puras miniaturadas e se pega dentro de uma armadilha. Conchas atômicas constituem uma armadilha e o campo com o qual interage é uma rede sutil de energia. O embrião que cresce é uma armadilha alimentada pela rede de placentas. Todo o universo é uma rede de campo eletromagnético dentro da qual todos os objetos e indivíduos interagem.

Shakti é a criadora do grande mistério; e, daí, ela é conhecida como “Katyayini” – o mistério supremo. Por isso a Natureza é um grande mistério. Também, é porque a personalidade humana é um grande mistério. Matéria, vida, espaço, morte e outros são todos mistérios que nem filósofos nem cientistas nunca serão capazes de resolver.

Os átomos materiais são conscientemente pegos na armadilha dentro deles mesmos. A pura energia é altamente contraída e enrolada e traz dentro dela a consciência. Enrolada e contraída a pura energia é conhecida como “Kundalini”. É metaforicamente chamada de ‘uma serpente enrolada e adormecida’. Nos átomos materiais a ‘Kundalini’ traz dentro de si a consciência.

Nas formas inferiores de organismos vivos, a Kundalini fica fortalecida dentro dos cromossomos e se entrelaça com a consciência encantada. Tanto Kundalini como a consciência encantada permanece imprensada no espaço e tempo empíricos quadridimensionais nas formas inferiores dos organismos vivos.

Na personalidade humana Kundalini fica dormindo no estado enrolado (serpentinado) na base da coluna. A Kundalini adormecida com uma ponta de sua cauda em sua boca é conhecida como ‘adho-kundalini’ (kundalini olhando para baixo). Em cada pessoa comum a Kundalinifica em um estado adormecido para que seus órgãos dos sentidos e entendimento satisfaçam seus desejos não saciados. A KundaliniTântrica está acordada e sobe via a nadi Sushumna dentro da coluna vertebral. A Kundalini ascendente é chamada de ‘Urdvhaa Kundalini”. É como um raio de luz que ilumina o interior do corpo de um individuo.

A pura consciência fica acima da cabeça de uma personalidade humana. Aqui o termo ‘acima’ é usado no sentido de alem das quatro dimensões do espaço e tempo empíricos. A Kundalini tem a potencialidade de ascender ao plano de pura consciência que toca osahasrara (o lótus de mil pétalas) onde o sadha Shiva reside.

Um indivíduo pode ter a consciência intuitiva quando a Kundaliniascende ao plano da consciência superior. Ele se torna uma pessoa extraordinária com poderes ocultos.

Há uma vibração sutil na pura consciência. A vibração espontânea da pura consciência é conhecida como ‘spanda’. Spanda é a fonte principal das palpitações, pulsações, vibrações, ondas e ritmos que são encontrados em todos os fenômenos da Natureza. A kundaliniascendente pode intuitivamente apreender o ritmo espontâneo dospanda e tornar-se ciente de como funciona a pura consciência.

O papel da pura consciência é metaforicamente conhecido como “dança de Nataraja”. Todos os fenômenos da Natureza são manifestações da dança de Shiva e Shakti. O objetivo de cada individuo é identificar-se com o papel tema de Shiva e Shakti.

II TANTRA

A maioria dos conceitos da ciência contemporânea se rotula com os princípios básicos do Tantra Ágamas. Os Yogues Tantricosanteciparam séculos através da consciência intuitiva o que a ciência contemporânea estabeleceu pela pesquisa empírica. Muitos cientistas contemporâneos ainda não foram, completamente, capazes de entender a implicação dos resultados experimentais no domínio das ciências físicas e biológicas. Uma exposição breve de alguns conceitos da ciência moderna que se rotulam com os conceitosclássicos dos Tantra Ágamas é dado abaixo:

(a) espontaneidade no comportamento de partículas

Heisenberg achou que partículas de matéria não se comportam de acordo com determinadas leis, ao contrario, se comportam de acordo com um principio indeterminado. Seu principio de indeterminação afirma que tanto a posição como a velocidade de um eletron não pode ser precisamente conhecida ao mesmo tempo. Ao seu ver, é impossível, a principio, afirmar os valores iniciais exatos da posição e velocidade de um eletron, e, daí o futuro estado de um eletron não poder ser previsto com exatidão; Fort enfatiza que o principio de Heisenberg da indeterminação indica que a Natureza protege seus mais profundos segredos e não permite os cientistas de saber sobre seus detalhes minuciosos além de certo limite… O principio de Heisenberg da indeterminação indica que há espontaneidade no próprio alicerce da Natureza.

Nos Tantra Ágamas foi insinuado que Sva-cchanda (espontaneidade) é o aspecto básico da realidade última. Svacchanda é a fonte principal de independência, liberdade e indeterminação.

(b) A ondulação da Natureza dos micro-fenômenos.

De Brogli achou que todos os micro-fenômenos ficam como isolados das ondulações e formulou sua teoria na mecânica da ondulação com base nos seus achados experimentais. Schrodinger também achou que as partículas materiais não são nada, senão sistemas ondulatórios. Dirac, mais além, elaborou a teoria da mecânica de ondas em sua teoria da eletrodinâmica quântica. Achou que todas as partículas materiais têm propriedades ondulatórias.

A natureza das ondas das partículas foi antecipada há séculos pelo conceito Tantrico de Spanda. O conceito de Spanda que ondas, ritmos, pulsações e palpitações são universais em suas naturezas.

(c) A natureza hélicoidal do Avanço Criativo

Achou-se, através da pesquisa na ciência empírica, que o avanço criativo tem uma estrutura hélicoidal. Por exemplo, quando uma partícula carregada se move num campo magnético com sua velocidade motriz a uma velocidade não outra que 90% com respeito a direção do campo, a órbita não será circular, ao contrário, se movera numa órbita helicoidal.

Watson e Crick acharam que as moléculas de DNA podem ter cópias suas exatas e as seus dois fios ficam enrolados como uma corda. A molécula de DNA e seus dois elementos ficam enrolados como uma corda. A molécula de DNA é helicoidal que se parece com uma escada circular tendo o mesmo diâmetro e a mesma largura de degraus com uma cerca que conecta de cada lado.

A natureza helicoidal do avanço criativo foi antecipada há séculos pelo conceito Tantrico de Kundalini e sua ativação e subida. A energia esta inicialmente num estado altamente enrolado antes de seu avanço criativo. Quando a kundalini ascendente se torna reta como uma vara de luz, seu atividade criativa começa.

(d) Identidade da matéria e luz.

Hoje em dia, o conceito de matéria como inerte foi descartado, Einstein achou que matéria é energia. De Brogli achou que todas as formas de matéria são compostas de ondas leves. Ao seu ver há identidade entre matéria e luz. Partículas materiais são capazes de serem transformadas em radiação, e a radiação também é capaz de ser condensada em novas partículas de matéria.

Os Tantra Ágamas antecipam os recentes achados da mecânica de onda. De acordo com ao Tantra Ágamas, a luz da consciência é a fonte principal de todas as formas de luz. A pura consciência é da natureza da luz, e todas as entidades que emergem dela são também da natureza da luz. A luz da consciência é de natureza mais essencial do que a luz da energia material.

(e) Universalidade dos Bio-ritmos

Recentemente foi descoberto por cientistas de vida (biólogos) que osbio-ritmos espontaneamente ocorrem em todos os organismos vivos por todas as suas vidas. Os bio-ritmos de diferentes freqüências formam um conjunto a fim de produzirem respostas aos estímulos ambientais. Os bio-ritmos de diferentes freqüências produzem consciência em um organismo vivo a cerca da seqüência temporal.

Pode ser enfatizado aqui que o conceito de Spanda nos Tantra Ágamas antecipa o conceito dos bio-ritmos que foi recentemente descoberto pela ciência da vida (Biologia). O conceito Tantrico despanda é mais compreensível do que o conceito de bio-ritmo.  Dá consciência do tempo empírico de um organismo vivo. Spanda e o ritmo sutil que dão ciência do tempo transcendente para um yogueTantrico.

III Tempo Empírico e Transcendente no Tantra Yoga

Os Tantras Ágamas põem ênfase na emancipação de um individuo de conhecimento e sofrimento no período de tempo de sua vida. Um indivíduo pode ter onisciência no seu tempo de vida. Pode alcançar o plano do tempo transcendente e ter conhecimento instantâneo de todos os acontecimentos do passado, presente e futuro através da consciência intuitiva.

O tempo empírico é o primeiro fator da ignorância básica nos seres humanos. É a fonte da particularidade em um objeto e a identidade pessoal em um indivíduo. É o principio da objetivação, individualização, processo, atividade e criatividade. É o princípio pelo qual os acontecimentos acontecem na Natureza. É a fonte de conhecimento limitado nos seres humanos. Delimita o conhecimento empírico dos seres humanos ao plano empírico.

Um indíviduo pode ascender do nível do tempo empírico ao absorver o processo do corpo grosseiro em puro principio vital, principio vital em intelecto e intelecto em consciência indiferenciada. A regulação do principio vital na direção para cima é conhecida como “Uccara”(ascenção).

BRAHMACHARYA

Pranayama (controle da respiração) e dhyana (meditação) são os métodos mais eficazes pelos quais o individuo pode elevar sua consciência a estados superiores. Um indivíduo pode ter consciência intuitiva da seqüência inteira de tempo de uma forma sutil e indiferenciada através da expansão de sua consciência.

O Yogue Tantrico é um observador calmo do esquema tríplice do tempo seqüencial (trikala-darshi) em um instante. Ele tenta pegar o ritmo do tempo transcendente através da consciência intuitiva. E, ele fica ciente do esquema de existência que é conhecido como ‘Manasi/Srishti’. Ele tem, assim, onisciência parcial.

IV. Visão Geral

A ciência enriqueceu a vida humana do ponto de vista quantitativo. Tentou satisfazer as necessidades materiais, biológicas e sociais dos seres humanos. Mas, não contribuiu significativamente para realçar a qualidade da existência humana. Ao contrário, a ciência, sendo um valor neutro, tem um efeito desumanizador sobre a personalidade humana.

Avanços tremendos nos campos da ciência e tecnologia trouxeram mudanças rápidas na sociedade, na personalidade humana e no ambiente físico em todo o mundo. Na verdade, a ciência e a tecnologia constituem aspectos inseparáveis da civilização moderna, e pessoas civilizadas não podem viver sem elas. A ciência e a tecnologia se tornaram quase como extensões da personalidade humana, como as roupas e acessórios são seus embelezamentos necessários.

Contudo, a natureza de valor neutro da ciência e tecnologia afetou a natureza das pessoas civilizadas e, suas atitudes em relação à vida se tornaram pragmáticas. O padrão de comportamento das pessoas civilizadas tende a se tornar eticamente despadronizado porque sua perspectiva, usualmente, as faz terem a visão do significado do fim – do meio – da compatibilidade. Isto é porque há uma rápida deterioração na qualidade moral da personalidade humana.

Há um rápido aumento no numero de crimes, quadrilhas, perversão sexual e alcoolismo nas muitas sociedades avançadas tecnologicamente. Assim, os sintomas de patologia social estão se tornando muito evidentes nas muitas sociedades civilizadas. Há um rápido aumento na poluição ambiental devido aos poluentes industriais, explosões atômicas, desflorestamento, superpopulação nas áreas urbanas, etc. O desenvolvimento sofisticado de tecnologia de defesa ameaçou a segurança da humanidade numa escala global.

A ciência e tecnologia vieram para ficar apesar de seus inconvenientes e efeitos colaterais na deterioração da personalidade humana. Estão, urgentemente, com necessidade de um weltanschauung – um conceito de civilização para dar-lhes orientação para o desenvolvimento da humanidade.

Na opinião do autor deste artigo, a opinião mundial dos Tantra Ágamas é a mais compreensível e consistente e pode agir como um princípio que guia para o desenvolvimento futuro da ciência e tecnologia. Pode melhorar a qualidade moral da personalidade humana e criar condições para produzir harmonia na sociedade. Pode restaurar a harmonia ecológica no mundo que está rapidamente ficando perturbado. Pode trazer à personalidade humana afinada o tema da pura energia consciente (Shiva-Shakti).

A vida presente de um indivíduo é apenas um fragmento de um filme irreversível que se desdobra através do tempo seqüencial e empírico, e testemunha todo o drama de sua vida dentro do espaço de uma única vida. Esta é a garantia que o senhor Shiva deu as pessoas de uma época moralmente decadente. (Kali Yuga).

Um individuo pode flutuar na corrente da consciência superior pela espiritualização de seu corpo e mente. Asanas, pranayama, nyasa,bhuta-suddhi, Kundalini Jagarana e chakra-bheda, dhyana, etc. são auxílios pelos quais o individuo pode queimar os desejos grosseiros no seu corpo e mente até que se torne um Avadhuta yogue (purificado). Um yogue Tantrico pode ter onisciência quando ele ascende do tempo seqüencial para o transcendental. Ele pode testemunhar o drama de sua vida no contexto do drama do mundo durante o estado de turiya(transe) que ele pode alcançar pela meditação sustentada. Ele pode testemunhar o tema inteiro do drama de sua vida, (que é comumente espalhado por muitos nascimentos), na sua própria vida atual.

 

Top

Comments are closed.

Top

Telefones.: Tel: (11) 3826-5549 / 9.8396-2888

Cadastre seu e-mail ao lado e receba nossa newsletter