Blog

Curso de Capacitação de Professores de Yoga Narayana

Curso para  instrutores de yoga, com carga horária  de 196 horas.  As disciplinas são  oferecidas em um sábado por mês (das 8:30 ás 17:30). Após ter completado  tres módulos obrigatórios o aluno recebe  o certificado, e pode  complementar sua formação com as disciplinas eletivas dos módulos complementares.

DISCIPLINAS BÁSICAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução ao Hatha Yoga

Apresentação dos principais asanas e sua divisão por grupos (extensão, flexão, equilíbrio , etc)., assim como algumas de suas variações.

Pranayama

Treinamento da respiração e de técnicas avançadas de pranayama como nadi shodhana, bhastrika, kapalabhati, etc e suas variações. utilizamos. Pranayamas nos auxiliam a tomar consciência e aprender a conduzir o prana. A disciplina mostra como controlar  os canais e funções do prana segundo os textos clássicos:, Haṭha Yoga Pradīpikā e Gheranda Saṁhitā. Os exercícios preliminares, o processo, as características e prática dos principais pranayamas e os BANDHAS e MUDRAS (gestos corporais, atitudes mentais, efeitos).

Raja

Preparo,  fundamentos e técnicas mais usuais de concentração e  meditação.

Relaxamento

Técnicas clássicas de relaxamento e concentração no Hatha yoga como Yoga Nidra, assim como fundamentos do Treinamento autógeno de Schultz.

Ashtanga

Séries posturais amparadas na respiração ujjay desenvolvidas a partir do texto Yoga Kourunta por Sri Patthabi Jois.

Surya

As inúmeras variações de Surya, Chandra e Bhumi namaskar, sequencias posturais dinâmicas com uso de pranayamas.

Kriyas

Kriyas ou shat karmas são técnicas de purificação dos vários dutos orgânicos preconizadas como preliminares nos vários textos clássicos de hatha yoga, como jala neti, etc.

Fisiopatologia

Estudo das anomalias  e alterações morfológicas dos vários tecidos e a predisposição para patologias, potencial corretivo de técnicas de yoga, e  recursos para enfrentar intercorrências durante uma aula de yoga.

Yoga com suportes (antigo Iyengar )

Método de pratica de asanas e pranayamas com auxilio de suportes desenvolvido pelo Professor indiano BKS Iyengar e seus discípulos Swami Rudra e Padre Joe Pereira com grande aplicação em yogaterapia. Uma das características principais de seu método são as instruções e correções extremamente precisas.  A execução dos asanas dentro deste método mexe com a biomecânica do corpo humano, levando a um alinhamento anatomicamente preciso.

 

1-Yoga Sukshma Vyayam

São os chamados exercícios fáceis e de introdução ao Yoga, divulgados por Swami  Dhirendra Brahmacharya, no total de 48 tipos de exercícios psico-físicos. A disciplina também consiste dos métodos de desbloqueio de articulações, as explicações do uso do espaço físico, maneira de se vestir, postura do professor etc. Também nesta disciplina se introduzem as práticas mais simples de pranayama (excercícios respiratórios).

2-Anatomia

Estudos introdutórios com ênfase no sistema ósseo, muscular, respiratório, visando  familiarizar o aluno os conjuntos anatômicos mais trabalhados pelas práticas de yoga .

Didática

Normas  e  técnicas de preparo de uma aula de hatha yoga, com a inclusão de séries de asanas de extensaõ. flexão, torção etc,  adequação de técnicas respiratórias, adaptações em função da diversidade dos praticantes.

Ética

As  bases biológicas e antropológicas do comportamento, a evolução da cultura nos animais, o conceito de meme, a evolução da moralidade e da religiosidade fundamentadas na biologia da tradição. A ética no pensamento grego e de Kant. Ênfase nos vários sistemas de yamas e niyamas.

Yoga Infantil

Técnicas de abordagem e de didática de yoga para crianças, com contos do Panchatantra, Hitopadesha e Jatakas.  Restrições e recomendações  de posturas e respirações em função de faixa etária e sexo.

6-Yoga Vardhakas

Praticas de Yoga de baixo impacto e pequeno risco de lesão,como  asanas e excercicios que estimulem o equilíbrio e o sistema imunológico, praticas  concentração, de respiração, de autocontrole

Yoga p/Gestantes

Os asanas e pranayamas indicados para mulheres em gestação e as técnicas respiratórias e bandhas para facilitar o parto, através do relaxamento das articulações, aumento da oxigenação, do  alongamento corporal para compensar a o deslocamento do ponto de equilíbrio e aumento das endorfinas para controle da ansiedade. As aulas enfocam a  consciência em cada movimento. Técnicas de respiração, visualização e meditação também são utilizadas para possibilitar maior conexão com o bebê e com os desafios e anseios da maternidade, e a gestante  se beneficiará das posturas físicas e técnicas de respiração que lhe auxiliarão durante o parto.

 

Cultura védica:

Cronologia histórica da India; Cosmogonia, o tempo cíclico e as Eras; conceito de Brahman e Brahmâ; As escrituras-Shrutis e Smirtis, Castas, Ashramas e Purusharthas; entidades míticas da Cultura védica; Darshanas e os pontos de vista do hinduísmo ortodoxo, escolas de rejeição dos Vedas (Budismo e Jainismo); Pontos em comum do pensamento indiano, Yoga na cultura védica, Evolução dos sistemas de Yoga.

Bhagavad Gita

O Yoga na perspectiva da cultura Vaishnava; o mito de Vishnu, avatares de Vishnu, Vishnu como Narayana, Krishna e o Mahabharata. Capítulo 1 do Bhagavad Gita (O desanimo de Arjuna), leitura e preparo em conjunto do capitulo VI; apresentação individual dos capítulos em seminarios.

Tantra

Importancia social, histórica e geográfica; denominadores comuns do culto tântrico, denominadores comuns do culto tântrico hinduísta, características dos Nathas e do hatha Yoga, Fisiologia sutil comparada; Kundalini; O som e a palavra como poder; O corpo como espelho do universo.

Meditação Tantrica

Drishtis, Cidakasha Vidya, Treinando o poder da imaginação, Pensamento único; bhuta shuddhi; Antar Mauna, Nadanusandhana; Ajapa Japa e outras.

Sanquia

O ideário Sanquia influiu fortemente todo pensamento indiano, notadamente o budismo, o vedanta e o Yoga de Patanjali. O Sanquia  é uma análise completa da  experiência humana e da nossa consciência fenomenal e seus objetos: Percepção, Tattwas, Gunas, Efeito de Tamas; psicologia e gunas.  Relação entre Yoga e Sanquia, o Sanquia nos Yogasutras de Patanjali

 

Fundamentos científicos do Yoga

Ciencia na India antiga (Vaisheshika, Umasvastis, Virahanka etc), Sanquia e Nyaya, Filosofia da Cinecia e história da Ciencia, paralelos da doutrina yogue e conhecimento cientifico, Yoga e pressão sanguínea (modelo), analise de experimentos, formulação de aulas de yoga com finalidades especificas.
O curso demonstra  a relação entre o yoga e a ciência explorando a formação de conceitos científicos na própria India Védica  à filosofia da ciência no ocidente. Relata as primeiras investigações cientificas do yoga pelo Ocidente (Schultz, Jacobson) Técnicas de yoga são explicadas com base no método cientifico atual assim como os resultados de investigações da aplicação do yoga na saúde, educação e outras áreas do conhecimento humano. O efeito de técnicas de meditação e concentração sobre diferentes aas cerebrais assim como alguns de suas ações no plano somático, como a alteração do eixo hipotálamo /hipófise /adrenal e a alteração de hormônios e neurotransmissores como ACTH, cortisol, melatonina etc.

Cinesiologia

Fisiologia do exercício  e aspectos cinesiológicos e biomecânicos das posturas do  Hatha Yoga

Fisiologia

Introdução teórica e prática ao estudo do sistema respiratório, Metabolismo do oxigênio e conceitos e exercícios com espirômetro de volume de ar corrente, volume respiratório por minuto, volume expiratório de reserva, capacidade vital, capacidade inspiratória, volume residual etc. Noções de endocrinologia e homeostase.

Top

Comments are closed.

Top

Telefones.: Tel: (11) 3826-5549 / 9.8396-2888

Cadastre seu e-mail ao lado e receba nossa newsletter