Svarodaya Yoga

Por: I H. L. Barotra
Traduzido por Iva Gicovate
Para ler o artigo original clique aqui…

YOGA AWARENESS

Maio,1980

SVARODAYA YOGA 

Para entender a profundidade do svarayoga uma breve referencia às nadis e vayus é essencial.

Das setenta e duas mil Nadis em nosso corpo, dez s√£o significativas, a saber, Ida, Pingala, Sushumna, Gandhari, Hasti-Jihva, Poosha, Yashashvini, Alambusha, Kuhu e Shankhini.

Contudo, para o nosso propósito de svarodaya yoga, as três primeiras Nadis são pertinentes. Elas têm um papel importante em modelar a vida do praticante a ter sucesso no Svarodaya.

Uma referencia freq√ľente aos dez vayus √© feita no Yoga e seus nomes s√£o, Prana, Apana, Samana, Udana, Vyana, Naga, Kurma, Krikar, Devadatta e Dhananjaya. Destes dez vayus, os cinco seguintes s√£o importantes no Svarodaya. Prana atua na regi√£o do cora√ß√£o e pulm√Ķes e seu movimento √© para cima. Os outros vayus s√£o meramente manifesta√ß√Ķes do prana. S√£o dados diferentes nomes a eles por causa de suas fun√ß√Ķes variadas.

Apana atua na região pélvica e seu movimento é para baixo.

Samana atua na regi√£o do umbigo.

Udana atua na regi√£o acima da garganta.

Vyana atua em todo o corpo.

Esta informação básica também é conhecida como Prana Vidya. Prana Vayu é a força vital responsável em manter o maquinário do corpo móvel e adequado para o funcionamento. A ausência desta força vital no corpo traz a morte, visto que a ação total do corpo fica inerte. Assim o prana esta envolvido tanto no Svarodaya como no Pranayama.

No Pranayama, o controle da respira√ß√£o √© exercido por tr√™s processos diferentes de puraka (inspira√ß√£o), kumbhaka (reten√ß√£o) e rechaka (expira√ß√£o). Mas, √© a compreens√£o apropriada e o uso sistem√°tico da respira√ß√£o saindo e passando por ambas as narinas ‚Äď Ida, Pingala, as Nadis Chandra e Surya, que importa no Svarodaya.

√Č kumbhaka que tem uma importante parte no Pranayama enquanto que no Svarodaya n√£o √© t√£o relevante. Em lugar disso, somente as nadis chandra e surya t√™m um papel predominante no Svarodaya e o estudo destas nadis, a respira√ß√£o entrando e passando por estas nadis, √© pertinente aqui como cada a√ß√£o cotidiana vai ser julgada pelo crit√©rio do movimento da respira√ß√£o por estas duas nadis atuando pelas duas narinas. Da mesma maneira, depois de entender completamente os movimentos mencionados, se as pessoas fizerem seus deveres e agirem de acordo com os preceitos do svara, est√£o certos em alcan√ßar sucesso em seus respectivos setores. Sendo, assim, bem versado no conhecimento do svara, uma pessoa pode alcan√ßar sucesso em cada passo da vida, ex. trabalhos dom√©sticos, lidando com amigos em sociedades, funcion√°rios p√ļblicos e colegas de trabalho, neg√≥cios, comercio, importa√ß√£o e exporta√ß√£o, no campo pol√≠tico e tamb√©m no torna-se expert em algumas informa√ß√Ķes para manter-se saud√°vel por toda a vida, o que √© muito valioso.

Desde a hora do nascimento, a crian√ßa √© dotada com a d√°diva do svara, o valor do qual, se entendido em sua perspectiva apropriada sob o comando de um Guru, pode provar ser um benef√≠cio. O Svarodaya pode ser a chave para se sentir sa√ļde se corretamente compreendido e sinceramente praticado com devo√ß√£o fervorosa.

O Svara começa a agir bem na hora do nascimento e, continua até a morte.

O ar vital que passa pelas narinas, enquanto inspirando e expirando, √© chamado svara, que em termos simples, √© conhecido como respira√ß√£o que √© tamb√©m sin√īnimo de nadi. Mas, √© percebido que ambas as narinas n√£o est√£o sempre ativas. √Äs vezes, percebemos que o fluxo da respira√ß√£o √© autom√°tico em uma narina e, a outra narina est√° de alguma maneira inativa. Quando tal fluxo entra e sai pela narina esquerda √© conhecido como ‚Äúfluxo de Ida‚ÄĚ. Quando o fluxo n√£o obstru√≠do entra e sai pela narina direita √© chamado de ‚Äúfluxo de Pingala‚ÄĚ e finalmente quando o fluxo √© suave e entra e sai de ambas as narinas √© denominado de ‚Äúfluxo de Sushumna‚ÄĚ.

Com a porção do alvorecer o sistema deste svara começa, por uma narina por uma hora e aí a segunda narina por uma hora, assim, cada narina esta ativa doze vezes ao dia e também inativa doze vezes em vinte quatro horas. Esta regra esta sendo automaticamente seguida por pessoas saudáveis, a menos que elas fiquem doentes, neste caso o sistema pode submeter-se à mudança.

Em ‚ÄúPavana-Vijaya Svarodaya‚ÄĚ o Avara esta sendo ligado as duas ‚Äėpakshas‚Äô da lua, ex. duas quinzenas da lua ‚Äď Shukla Paksha ‚Äď quinzena brilhante e, Krishna Paksha ‚Äď quinzena escura. Isto est√° explicado na forma de tabela abaixo:

Involuntary Svarodaya
Shukla Paksha Tithis                               Krishna Paksha Tithis
Com alvorecer(datas)                               com alvorecer(datas)
Svara começa       Svara começa        Svara começa          Svara começa
Narina                    narina                    narina                      narina
esquerda(Ida)          direita(Pingala)       direita (Pingala)        esquerda(Ida)
‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ-
em                         em                        em                          em
tithis                       tithis                     tithis                        tithis
1                                                        1
2                            4                          2                              4
3                            5                          3                              5
7                            6                          7                              6
8                           10                         8                             10
9                           11                         9                             11
13                         12                        13                            12
14                                                     14
15                                                     15 (30)

Assim, ao agir de acordo co as dire√ß√Ķes de svara nos assuntos cotidianos da vida a pessoa pode alcan√ßar n√£o s√≥ boa sa√ļde mas tamb√©m toda a prosperidade e longevidade de vida.

Na verdade, todo mundo aspira por uma vida longa. Recebemos um estoque espec√≠fico de respira√ß√Ķes que, segue alimentando o corpo, mas, quando ele termina, causa a morte. Temos, pois, um tesouro muito r4ico de respira√ß√Ķes que deve, prudentemente ser gasto, para que dure bastante, assim prolongando a vida. Se for imprudentemente gasto, n√£o haver√° nada para se apoiar e a vida pode terminar pela falta deste tesouro.

Nos trabalhos importantes sobre Svarodaya foi mencionado que a dura√ß√£o da respira√ß√£o que entra √© aproximadamente medida como de 10 dedos (aproximadamente 16 cms) e, a dura√ß√£o da que sai √© 12 dedos (aproximadamente 20cms). A respira√ß√£o leva quatro segundos para entrar e sair de maneira natural. Portanto, todo mundo faz 21.600 respira√ß√Ķes ao dia e √† noite. Se, entretanto, este n√ļmero de respira√ß√Ķes for reduzido diariamente, vai aumentar o per√≠odo de vida.

Este fato é ilustrado ao se citar exemplos em muitos seres viventes.

Nome do ser ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†No. De respira√ß√Ķes ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†Idade M√°xima
Vivente                            feitas em 1 minuto

Lebre                                      38 vezes                               8 anos
Macaco                                  32 vezes                               10 anos
Cachorro                                 29 vezes                               11 anos
Cavalo                                    19 vezes                               35 anos
Homem                                  15 vezes                              120 anos

O elefante e a baleia vivem por 100 anos, o crocodilo por 300 anos e a tataruga por 350 anos.

Deste modo, a lei de preserval
C√£o de respira√ß√£o governa a longevidade de vida. Se a pessoa reduzir o numero de respira√ß√Ķes por minuto, prolongar√° o per√≠odo de vida.

Pr√© ‚Äď requisitos para a Pratica de Svara

Para preparar o corpo a fim de que esteja receptivo √† pr√°tica de Svara, ¬ī√© aconselh√°vel ao Sadhaka praticar ‚ÄúNadi Shodana‚ÄĚ no come√ßo.

Enquanto sentado em Padmasana, Siddhasana ou mesmo Sukhasana, com a coluna e cabeça eretas, feche sua narina direita com o polegar direito e gentilmente inspire pela narina esquerda. Quando a inspiração estiver completa, feche a narina esquerda com o dedo mínimo e anular da mão direita e, tirando o polegar da narina direita, expire gentilmente pela narina direita. Assim que a expiração estiver completa, comece a inalar imediatamente pela narina direita. Logo após o termino desta inspiração, expire pela narina esquerda soltando a pressão dos dois dedos na narina esquerda. Este é um processo. Tais processos devem ser repetidos 5 a 7 vezes, três vezes ao dia por dois meses a fim de obter benefício total. Depois deste período você estará saudável e ativo. Não se deve praticar Kumbhaka de maneira alguma nesta pratica.

Um Yogue sem a pratica de Svara não pode clamar por perfeição no campo do Yoga. Eis algumas deixas importantes.

1. Pela pratica constante, a pessoa deve estar segura que Ida está ativa durante o dia enquanto que Pingala age durante a noite. Quando alguém se exercita tal controle do Svara é definitivamente viver bastante.
2. Quando o marido está numa relação sexual com sua esposa na hora quando Pingala esta ativa nele e, Ida esta ativa em sua esposa, é certo que a esposa ficará grávida e nascerá um filho.
3. Antes de deixar a cama de manhã, se a pessoa cuida de seu rosto com a palma da mão na qual o svara esta ativo e, então toca o chão com o pé do mesmo Svara ativo, isto trará felicidade por toda a sua vida.
4. √Č sempre ben√©fico deixar a cama na hora que Ida Svara esta ativo.
5. O alimento deve ser ingerido quando Pingala Svara esta ativo, a √°gua deve ser tomada no Ida Svara e, a pessoa deve dormir do lado esquerdo. E, se a pessoa agir contrariamente a estas dire√ß√Ķes, sofrer√° uma doen√ßa.
6. A limpeza dos intestinos no Pingala svara e urinar no Ida svara devem ser normalmente seguidos.
7. O Uddiyana pode ser facilmente aperfeiçoado no Ida Svara.
8. Em um iminente ataque de asma ou na ocasião de dor em qualquer parte do corpo, a pessoa deve imediatamente mudar ser svara até que o ataque de asma seja revertido e a dor aliviada.
9. Na época de trabalho, tumulto e tensão, se a pessoa fatigada ate o fim do dia por qualquer obra pesada ou trabalho manual, então deve deitar do lado direito por algum tempo. Após poucos minutos, a pessoa ficará totalmente relaxada. Deitar do lado direito é para chamar o Ida Svara.

Vários métodos para mudar o svara têm sido propostos por várias autoridades em Svara. O Comando sobre o svara, ex.a habilidade de mudar o svar por vontade própria, concedera ao praticante uma vida saudável e longa:

1. Quando o fluxo de Ida é convertido no fluxo de Pingala, deite do seu lado esquerdo e comece a inspirar por Ida e expirar por Pingala. Depois de alguns minutos o fluxo de Pingala se estabelecerá. Similarmente, se o fluxo de Pingala for convertido no fluxo de Ida, então deite do seu lado direito e comece a inspirar por Pingala e expirar por Ida e, terá o fluxo de Ida após alguns momentos.
2. Enquanto fechar a narina inativa com os dedos, inspire profundamente pela narina ativa e imediatamente após fechar com os dedos a narina ativa, expire pela narina inativa relaxando a pressão dos dedos sobre ela. Repita o processo por um numero de vezes e o svara mudará.
3. Coloque uma coisa dura, como uma bola, sob a axila do lado da narina que está ativa, por algum tempo. Exerça pressão na coisa e a respiração do svara trocará.
4. Fechando a narina ativa com tecido e continuando a inspirar e expirar pela narina inativa por algum tempo, o svara sofrerá a mudança desejada.
5. Deitado do lado da narina ativa e descansando a cabeça na palma (da mão) levantada sobre o cotovelo por alguns minutos, você será capaz de transformar o svara. Se a narina direita estiver ativa, então deite do lado esquerdo descansando a cabeça na palma esquerda e se a narina estiver ativa, então deite do lado direito descansando a cabeça na palma direita.
6. O svara também pode ser mudado com a ajuda do Khechari Mudra e Nauli Kriya.
7. ‚Äú Yogadanda‚ÄĚ, um estratagema para descansar o bra√ßo nele por um per√≠odo longo pode tamb√©m ser muito √ļtil em mudar o svara. Se voc√™ pressionar o ‚Äėyogadanda‚Äô sob sua axila esquerda e, sentar-se um pouco reclinado, seu svara direito ser√° ativado. Da mesma forma, pressione o yogadanda sob sua axila direita e sente numa posi√ß√£o um pouco reclinada para ativar o svara esquerdo.
8. Numa postura de p√© o svara pode ser mudado com se segue: ‚Äď reclinando para o lado esquerdo e pondo press√£o no p√© esquerdo enquanto de p√©, o Ida svara se tornar√° ativo. Do mesmo modo, reclinando um pouco para o lado direito e pondo press√£o no p√© direito, o Pingala svara ser√° ativado.
9. A quantidade que se consome de ghee puro ativa o Ida svara enquanto que o uso de mel ativa o Pingala svara.
10. O licor pode mudar Ida svara para Pingala svara. Mas, se o licor for tomado quando Pingala svara est√° ativo, ai o Pingala svara continuara fluindo.


Publicado

em

por

Tags: